Por.Que.Raio: uma nova marca de roupa portuguesa que tem tido um grande sucesso. Numa entrevista a Inês Nogueira, uma das fundadoras, ficámos a conhecer um pouco mais da marca e de algumas dificuldades e desafios que os jovens empreendedores sofrem em Portugal.
‘’Sou a Inês Nogueira, tenho 20 anos e estudo Comunicação Social e Cultural. A minha sócia tirou a licenciatura de gestão hoteleira há um ano, ou seja, são dois cursos que não têm nada a ver com nada.’’ Foto de Inês Nogueira.
‘’Tudo começou com uma peça de roupa que uma amiga minha estava a usar com brilhantes que ela mesma criou. Achei foleiro no início… Sempre gostei de raios, juntei os brilhantes e criei umas peças que ela gostou.’’ Foto de Inês Nogueira.
“Assim em março de 2020, no auge de uma pandemia mundial surgiu a Por.Que.Raio’’. Foto de Inês Nogueira
‘’Escolhemos o símbolo do raio por ser um ícone alusivo à energia, força e poder.’’ Foto de Inês Nogueira.
‘’Somos duas raparigas muito criativas e dinâmicas que não se quiseram limitar a ter uma rotina igual a toda a gente durante o confinamento. Esta foi a nossa grande motivação.’’ Foto de Inês Nogueira.
‘’Não tivemos quaisquer apoios financeiros e também não fomos levadas a sério por fábricas por sermos jovens. Tivemos de nos impor e ter um caráter mais forte.’’ Foto de Inês Nogueira.
‘’Criar algo único que não houvesse no mercado e que seja adaptável a qualquer corpo, qualquer pessoa, qualquer gosto.’’ Foto de Inês Nogueira.
‘’Até agosto de 2021 vigorava uma coleção totalmente personalizável: a cor da swets, dos sacos de pano, a cor dos raios. As pessoas faziam a sua própria peça’’. Foto de Inês Nogueira.
‘’Esta nova coleção chama-se etnia porque quisemos pegar numa micro representação do que são as mulheres em todo o mundo e o que costumam passar em termos de descriminação’’. Foto de Inês Nogueira.
‘’Queremos apostar em coleções cápsula – poucas peças, mas que transmitam a identidade e a força da marca. Em agosto também começámos a apostar numa produção totalmente portuguesa’’. Foto de Inês Nogueira.
A Por.Que.Raio já conta com mais de 14 mil seguidores no Instagram e enviaram peças a famosos, entre eles, a Joana Albuquerque que, inclusive, mencionou a marca no Big Brother 2020 – um dos programas com maior audiência em Portugal. Com ainda menos de dois anos de existência, a Por.Que.Raio já tem os objetivos bem definidos para o futuro, sendo assim um bom exemplo do espírito empreendedor dos jovens portugueses.
Conteúdo produzido por Afonso Santos, Ana Catarina Pinheiro, Diogo Reis e José Guerreiro, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.