Isolamento Social: nem tudo é mau em tempos de pandemia! Numa altura em que nos vemos cingidos ao confinamento, são várias as iniciativas que o Digital Hub sugere para reinventar o teu quotidiano e manter-te entretido e ativo.
O coronavírus chegou e, com ele, muitas foram as iniciativas e projetos online que surgiram na interface. Agora, mais que nunca, a web provou ser um espaço unificador e empreendedor, onde vários artistas e utilizadores aproveitam a sua polivalência para criarem conteúdos únicos e criativos.
Bruno Nogueira presenteia, todas as noites, a comunidade do Instagram, com a sua rubrica Como é Que o Bicho Mexe?, um espaço onde o comediante reúne figuras públicas portuguesas e debate temas relacionados com o isolamento social. Helena Coelho alia-se ao PT Paulo Teixeira, em diretos diários, onde apresenta aos seus seguidores treinos homemade. Já Filipa Gomes encanta os cibernautas com os seus segredos culinários, destacando-se a receita de pão caseiro, que revolucionou a internet.
Dentro das diversas fontes de ocupação e entretenimento on-line disponíveis nesta quarentena, o Digital Hub propõe ao leitor uma agenda diversificada em três temas, que representam as necessidades dos indivíduos em isolamento: cultura, atividade física e alimentação.
Atividades Culturais
Bruno Nogueira é, muito provavelmente, o comediante mais mediático do momento. O humorista tem feito furor com os seus diretos no Instagram, um momento em que reúne nomes como Nuno Markl, João Manzarra, Inês Aires Pereira, Nelson Évora, entre tantos outros, e debate temas desde o isolamento social à fisionomia feminina. A rubrica Como é Que o Bicho Mexe? veio para revolucionar a comédia em Portugal e conta, diariamente, com mais de 60 mil visualizadores.
Nas redes sociais, o público tece comentários de apoio a Bruno Nogueira e à sua iniciativa, podendo ler-se no Twitter comentários como “A quantidade de momentos únicos que isto já nos deu… Obrigada Bruno Nogueira.” e “O direto de hoje do Bruno Nogueira foi das coisas mais bonitas e mais emocionantes que vi nos últimos tempos, não há palavras.”
Veja aqui o direto.
Uma das mais grandiosas galerias mundiais respondeu às preces dos amantes de cultura. Nesta quarentena, o museu de arte londrino desenvolveu o seu site de forma a poder oferecer ao seu público uma experiência enriquecedora virtual. Na plataforma digital do British Museum, o visitante pode explorar o museu a partir de casa, quer através da sua galeria virtual, do seu podcast, das tours em formato auditivo ou, até mesmo, através do Google Street View – o recurso on-line que permite ao visitante ter uma experiência única ao visitar o museu virtualmente.
A proposta é inovadora e promete unir todos os apaixonados por arte. Através da hashtag #MuseumFromHome, as pessoas podem expressar o seu agrado e paixão para com a cultura, a partir da segurança das suas casas.
Visite o site aqui.
Atividades Físicas
A youtuber Helena Coelho é conhecida por ser uma das mais reconhecidas digital influencers em Portugal e por partilhar com as suas subscritoras as mais variadas técnicas e dicas de maquilhagem. Nesta quarentena, a influenciadora começou um novo projeto, ao lado do aclamado PT Paulo Teixeira. Juntos transmitem, a partir de sua casa, um direto diário no Instagram onde elaboram uma proposta de treino de 16 minutos, que conta com boa disposição e exercícios acessíveis a um público alargado, e que ficam gravados durante 24 horas para que toda a comunidade os possa executar. A iniciativa mostra ser revolucionária, por contar com uma enorme adesão e mediatização. Pode encontrar estes treinos no Instagram da youtuber @helenacoelhooo e, alternadamente, no do seu namorado @ptpauloteixeira.
Também a famosa cadeia de ginásios Holmes Place Portugal tem desenvolvido inúmeras estratégias que visam a continuidade e acessibilidade da prática de exercício físico.
Através da página de Facebook, o Holmes Place divulga um calendário semanal, onde é possível consultar a calendarização das variadas aulas e modalidades. A iniciativa #HolmesAtHome oferece aos cibernautas três treinos diários, em vários horários, bem como aulas de modalidades orientadas por Personal Trainers. Posteriormente, os vídeos dos treinos são, também, postados no canal de Youtube da cadeia de ginásios, como um incentivo à vida fitness, não só dos seus sócios como da população em geral.
Atividades Culinárias
Na sua página de Instagram a cozinheira Filipa Gomes apresenta, semanalmente, as mais variadas receitas. Aqui, os utilizadores da plataforma podem encontrar receitas de bolos, refeições, sopas, entre tantas outras.
Nesta quarentena, Filipa Gomes propõe receitas acessíveis e de fácil execução, para que não tenhamos dificuldade em executá-las. Recentemente, a cozinheira partilhou nas suas redes sociais a receita de um pão caseiro que revolucionou a internet. Este pão promete não necessitar de ser amassado – receita à qual apelidou carinhosamente de “Pãodemía” – e a comunidade virtual enlouqueceu com esta proposta.
Nas redes sociais, o público partilha fotos das suas receitas feitas em casa e realçam a praticidade da receita da cozinheira: “Já fiz e resulta muito bem”.
Confira aqui a receita.
A atriz portuguesa Cate Gouveia tem ganho popularidade nas redes sociais pela sua beleza, contudo é no ramo da culinária que Cate Gouveia tem sido muito falada.
Na sua página de Instagram, a atriz tem partilhado com os seus seguidores receitas de sobremesas saudáveis, que prometem ser saborosas e benéficas para a saúde.
Conteúdo produzido por: Afonso Godinho, Carolina Inácio, Francisco Lima, Madalena Lourenço, Matilde Ribeirinho e Rafaela Fonseca, no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.