Fundada no Largo do Poço Novo, em Lisboa, a Livraria Sá da Costa, nasceu a 10 de junho de 1913. Hoje, situa-se numa das zonas mais movimentadas de Lisboa, a Rua Garrett, no mesmo prédio do conhecido Hotel Borges e a paredes meias com o famoso Café A Brasileira, junto ao Largo Camões. Para ficarmos a conhecer melhor esta alfarrabista lisboeta contámos com a ajuda da colaboradora Ana Duarte, que nos revelou alguns dos seus segredos e nos explicou como a Sá da Costa não é apenas uma simples livraria.
Ana Duarte trabalha há vários anos neste espaço e falou-nos um pouco sobre ele, o seu público e a sua adaptação face aos avanços tecnológicos. Contou-nos ainda que esta Livraria é uma das maiores alfarrabistas do país, na qual encontramos objetos que não esperávamos ver num sítio como este.
O espaço oferece ao público uma vasta e importante coleção bibliográfica, na qual se podem encontrar livros raros do século XV ao século XX, manuscritos, literatura modernista e até mesmo alguns livros recentes. A Livraria caracteriza-se por permitir que o cidadão tenha acesso a informação bibliográfica histórica que, de outra forma, estaria totalmente indisponível para aquisição ou apenas parcialmente disponível para consulta em bibliotecas públicas.
Para além dos livros, podemos encontrar estátuas, quadros, fotografias antigas, globos, mapas, desenhos e objetos curiosos. Os visitantes, ao entrarem na livraria, sentem-se envolvidos pelos corredores labirínticos e pelas inúmeras estantes. Nelas encontram-se telescópios, um peixe-balão, um busto de um Buda, máscaras africanas, desenhos e marcadores de livros de autor, jarras e postais.
A Livraria Sá da Costa não tem um público alvo específico. São muitas as crianças que entram por quererem um livro, os curiosos que não conhecem a Livraria, mas que acabam por entrar, os clientes habituais que compram sempre aqui os seus livros, os turistas e ainda o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Outrora, também personalidades como Antero de Quental, Eça de Queirós e Guerra Junqueiro foram alguns dos frequentadores assíduos desta Livraria centenária.
Face à situação do mundo digital em que vivemos, a Livraria teve a necessidade de se adaptar e fazer das novas tecnologias suas aliadas. A Livraria dispõe de um site online e tem a preocupação de manter a sua página de facebook atualizada, bem como estar em permanente contacto com os seus clientes. Ana Duarte mostrou-se otimista quanto ao futuro da livraria porque apesar da grande dependência tecnológica e do aparecimento de novos formatos de leitura, como por exemplo o Kindle, o gosto pela literatura não desapareceu.
“As pessoas continuam a gostar do livro, de sentir o livro, de ler, de mergulhar nas histórias”.
Conteúdo produzido por: Ana Rita Monteiro, Beatriz Cavaca, David Oliveira, Gabriela Luís, Leonardo Bordonhos e Maria Veríssimo, no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.