Vida profissional Vs. Vida escolar: como conciliá-las?


Supera-te e dedica-te à tua vida a 100% com resultados 100% eficazes com a ajuda da recém licenciada em Psicologia e Coaching Carolina Ferreira. Agarra esta oportunidade e tira o máximo de proveito destas dicas em prol de uma melhor gestão do teu tempo.


Dirigido a todos aqueles que têm uma vida profissional e um curso por conciliar, sentindo falta de tempo, falta de organização no que toca a horários, muito stress, falta de momentos para relaxar e grandes quantidades de matéria por estudar. Sabemos que não é fácil lidar com as pressões que a vida, por vezes, nos impõe e o quão complicado pode ser ter de haver uma conciliação entre dois objetivos que gostamos e queremos de igual forma. É do nosso interesse motivar-te e convidar-te a perceber como podes conseguir ter o “bom de dois mundos”, contando com a ajuda de uma profissional de Coaching.

Convidamos-te a leres o que pode ser a chave para o teu futuro brilhante. Sabemos que é com grande esforço que um estudante concilia os seus estudos com uma vida profissional e, por isso, pretendemos ajudar-te a seres um aluno e profissional brilhante. Consideramos óbvio que deduzas que não somos “mágicos”, mas com as nossas dicas e com as de um profissional de Coaching, juntamente com a tua força de vontade, acreditamos que terás o maior dos sucessos.

Começa por organizar a tua semana com a ajuda de uma agenda, quer seja física ou digital, onde apontes todas as tarefas que tens por cumprir no tempo que definires. Aconselhamos a que cries estas listas para cada dia, cada semana e cada mês porque é uma maneira de te auto-motivares sempre que consigas concretizar alguma das tarefas que constam na tua “To-Do List”, podes fazê-lo através de check-boxes para que seja mais interativo para ti preenchê-las. Trabalhar desta forma dá-te a sensação de que tens um prazo para realizar as tarefas, o que lhes dá maior responsabilidade.

Devido à vida atarefada que levas e à possível sobreposição de horários, sugerimos que cries um em que coloques todos os blocos do dia e as respetivas horas que tens ocupadas quer com atividades da tua vida profissional, quer com atividades da tua vida escolar, de forma a que saibas sempre onde e quando tens de estar presente em algum lugar. Podes, e deves, também adicionar exercícios ou objetivos que queiras cumprir ao longo de todas as semanas, destinando dias para fazeres determinada coisa. Por exemplo, “Quarta-feira: estudar Matemática; Quinta-feira: Praticar passes de peito”. Como sabemos que não estás sozinho, estimulamos-te a procurar aconselhamento e a partilhar experiências com outros alunos que passam pelas mesmas dificuldades que tu. Podes encontrar todo o apoio e aconselhamento que precisas nas diversas redes sociais como a plataforma Facebook, onde se encontram os mais variados grupos com os mais variados temas por todo o mundo.

 

Entrevistada no âmbito da área de Coaching e Psicanálise relativamente à sua experiência com jovens que passam por situações semelhantes
Carolina Ferreira, Profissional de Coaching

Quais as melhores estratégias para quem concilia vida escolar com vida profissional?

Tendo em conta que a ida para a faculdade acontece muitas vezes aos 17/18 anos ou mais, se calhar usar a palavra precoce não faz muito sentido, pois são idades que simbolizam o início/continuidade da vida adulta e é importante ganhar experiência cedo e aprender as várias capacidades que um emprego proporciona e que ajudam em vários contextos da vida adulta. posso ser eu a interpretar mal, mas “precoce” parece que significa que os jovens ainda não têm idade para fazê-lo, o que me parece errado, pois acho que são idades certas para começar a desenvolver novas competências e a utilizar o que aprenderam até aí, desenvolvendo, por exemplo, maturidade, espírito de equipa, capacidade de organização e resolução de problemas. seria errado não falar na necessidade de organização como uma das estratégias para conciliar trabalho-faculdade. há que selecionar as prioridades, perceber horários de trabalho, de faculdade, de estudo e de descanso/tempo para si. nunca esquecer que há que saber descansar, há que arranjar um tempo para repôr as energias, para que seja possibilidade continuar a desempenhar o seu papel nas melhores condições tanto na faculdade como no emprego.

Quão importante é a sanidade mental na vida destes jovens?

A sanidade mental é muito  importante sempre, para qualquer tarefa que surja em qualquer momento da vida.

Uma frase que considera importante passar aos passam por esta situação: 

És capaz de fazer tudo aquilo a que te propuseres porque o que te criar dificuldade hoje, será uma aprendizagem amanhã.


Conteúdo produzido por Catarina Lopes Ferreira, Sara Lemos, Maria Santos e Teresa Rezende, no âmbito da UC de Comunicação Digital da Licenciatura de Comunicação Social e Cultural