Para atingir a sustentabilidade é necessário abrandar, refletir, simplificar e, principalmente, criar novos hábitos diariamente. Portanto, ser sustentável é um processo em constante evolução e que está ao alcance de qualquer pessoa. Eis 10 passos que o podem ajudar a ser mais sustentável a partir de hoje.
1. Opte por palhinhas de papel
Sabia que só nos Estados Unidos da América se utilizam 500 milhões de palhinhas diariamente? Para evitar o consumo de plástico opte por soluções mais amigas do ambiente. As palhinhas de plástico têm os dias contados o papel é um dos materiais alternativos, estas são mais facilmente recicláveis de fácil degradação.
2. Conteúdos online podem ser a solução
Uma vez que uma família usa, em média, 6 árvores de papel por ano, é imprescindível encontrar outras alternativas.Os eBooks são obviamente mais amigos do ambiente. Não só consumem menos papel, como não precisam de tintas tóxicas, nem poluem o ambiente com processos de empacotamento e transporte. Pode ter infinitas cópias de um eBook sabendo que não está a matar nenhuma árvore e que está a reduzir a sua pegada ecológica.
Já imaginou o peso que seria carregar todos os seus livros preferidos?
3. Adeus sacos de plástico
O plástico é uma ameaça para a saúde do planeta e principalmente dos oceanos. Sabia que em 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes? E que o plástico corresponde a cerca de 75% de todos os resíduos marinhos? O que é que pode fazer para mudar isso? Substituir todos os sacos de plástico que tens em casa! Opte por comprar sacos feitos com materiais sustentáveis ou sacos de pano!
4. Opte por garrafas reutilizáveis
Um milhão de garrafas de plástico são compradas em todo o mundo a cada minuto. As garrafas de plástico são dos poluentes mais abundantes no nosso planeta. Ainda que sejam um material reciclável, a verdade é que a maior parte acaba em aterros, rios ou no mar. Em alternativa às garrafas de água de uso único, pode optar por comprar uma garrafa reutilizável, de vidro, alumínio ou aço inoxidável, mais amiga do ambiente e ideal para armazenares água ao longo do dia.
5. Diga “não” ao fast fashion
Para produzir uma t-shirt de algodão são necessários 2700 litros de água. Sabemos que o fast fashion continua a ganhar popularidade, tornando mais fácil o acesso a roupa gira e barata, porém com menos qualidade e frequentemente produzida de forma pouco ética. Opte por comprar roupa de forma mais consciente, em segunda mão ou feita com tecidos sustentáveis! Invista em peças únicas!
6. Comece a reciclar
Reciclar uma lata de alumínio pode poupar energia para ouvir um álbum inteiro ou assistir televisão durante duas horas! Os produtos que tem em casa não precisam de ter um fim triste. Eles podem ser reutilizados como matéria-prima para outras embalagens. Mas, para que isso aconteça, tem de fazer a sua parte e separar corretamente as embalagens e colocá-las nos respetivos ecopontos. Dessa forma está a dar uma nova vida às embalagens e o planeta agradece!
7. Reduza o uso de papel e cartão
95% das informações do mundo continuam a ser armazenadas em papel. Mas a maioria desta informação nunca é vista mais de uma vez.
O uso excessivo do papel e cartão tem um enorme impacto na pegada ecológica do nosso planeta. Felizmente, cada um de nós pode ajudar! Sempre que possível rejeite documentos em papel, dispense folhetos promocionais ou flyers, imprima sempre dos dois lados da folha, utilize guardanapos de pano durante as refeições e não se esqueça de reciclar!
8. Aproveite a água do duche
Tão importante como poupar água, é saber como reutilizá-la! Sempre que for tomar banho, leve contigo um garrafão vazio ou um balde. E durante aqueles minutos em que espera que a água fique quente, vá enchendo o garrafão. Pode parecer pouco, mas pode poupar até 5L de água ao fazê-lo. Depois, é só utilizá-la para regar as plantas, limpar a casa, lavar o carro ou mesmo usar nos autoclismos. Pode também reaproveitar a água que usou para cozer a massa ou lavar os vegetais!
9. Troque o carro pela bicicleta
Andar de bicicleta, para além de trazer muitos benefícios para a sua saúde e bem-estar, é também um dos meios de transporte mais económicos e que menos emissões produz. Como tal, enquanto meio de transporte sustentável, o uso da bicicleta tem sido cada vez mais incentivado de forma a reduzir os níveis de CO2 nas cidades. Chegou a sua vez de experimentar trocar o carro pela bicicleta!
10. Reduza o consumo de carne
O consumo de carne está diretamente ligado às causas de doenças crônicas e degenerativas. Quer razão melhor para diminuir o seu consumo?
O gás metano proveniente da pecuária é 86 vezes mais destrutivo do que o dióxido de carbono emitido pelos veículos. Ou seja, a pecuária não tem apenas um papel de destaque no aquecimento global, como também é a maior causadora do consumo de recursos e da degradação ambiental que está a destruir o planeta. Por isso, a redução do consumo de carne é um passo muito importante para atingir a sustentabilidade.
Com os 10 passos que acabou de ler, tem tudo o que precisa para se tornar numa pessoa mais sustentável! Se estiver interessado em participar em eventos sustentáveis, convido-o a saber mais acerca do Greenfest! E se quiser saber mais sobre o conceito de fast fashion e como aderir ao movimento, então tem de conhecer a Feira dos Anjos70!
Créditos da fotografia de capa: Imagem de Karolina Grabowska está licenciada por Pexels License
Conteúdo produzido por Camila Mignon, Frederico Cannas, Margarida Oleiro, Maria Andrade, Maria do Carmo Macedo e Cunha e Francisca Campos, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.