Deixa a tua marca

O Projeto de Voluntariado Internacional do Movimento Schoenstatt

Tens mais de 40 anos e queres ajudar outros países a anunciar a fé católica? Instruir futuras gerações? Então junta-te ao nosso programa Missão +40 e marca a diferença!

O Movimento Schoenstatt, um movimento religioso, está a propor um projeto de voluntariado internacional chamado Missão +40, voltado para pessoas com mais de 40 anos que desejam ajudar outros países e anunciar a fé católica. A ideia é desafiar uma geração que, muitas vezes, está focada na família e em atividades quotidianas, a olhar para si mesma, envolvendo-se em algo que ultrapasse o seu universo pessoal.

Os voluntários serão convidados a partir para territórios de instabilidade, onde também se espera que haja convívio em grupo, pois a missão será realizada em equipa. O Movimento Schoenstatt selecionou três países na África (Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique) e duas opções na Ásia (Filipinas e Calcutá, na Índia), procurando diversificar os destinos e aumentar o desafio pessoal e social.

Antes da viagem, os voluntários passam por um período de preparação de aproximadamente um mês. A ideia é proporcionar uma pequena experiência que pode levar a grandes vivências, onde vivem a vida simples que é a realidade que vão enfrentar.

Cada um veste uma causa e o voluntariado precisa de ti.
-RDNE Stock project, Pexels
Pequeno povoado instável em Moçambique , Africa
– Blue Ox Studio, Pexels
´
Crainças de um pequeno povoado, África.
– Shelagh Murphy, Pexels

A primeira reunião da Missão +40 ocorrerá hoje às 21h30 no Restelo, em Lisboa. Maria Gomes e José Mendes, antigos alunos da Universidade Católica Portuguesa e atuais líderes deste movimento católico, regressam a Portugal após quatro anos na Guiné-Bissau, que também são gestores do projeto, destacam que todas as áreas de conhecimento/intervenção e que todas as pessoas são bem-vindas. A missão está aberta a todas as pessoas que já sonharam em fazer missão e não puderam. Nas aptidões necessárias, buscam-se pessoas que possam tratar de crianças, engenheiros, profissionais de saúde, professores, entre outros perfis.

A instruir a futura geração.
– Kwaku Griffin, Pexels

Com o projeto de voluntariado internacional +40, o Movimento Schoenstatt responde ao apelo do Papa Francisco de que todas as idades e pessoas têm um papel e são valiosas. A ideia é que haja um equilíbrio entre ajuda cultural, educacional, social e a fé, para que o ser humano se torne mais pleno. 

Os testemunhos da Maria Gomes e José Mendes, hoje entrevistados, esperam-se essenciais para motivar esta geração a sair de si mesma e viver uma experiencia transformacional.

Conteúdo realizado por Constança Freitas, no âmbito da disciplica Comunicação Digital das licenciaturas em Comunicação Social e Cultural.