Empreendedorismo no setor agroalimentar português: Prémio ECOTROPHELIA Portugal

on

Fundado em França, no ano 2000, o Prémio Ecotrophelia chegou a Portugal pelas mãos da FIPA e da Portugal Foods, em 2017, e conta já com seis edições realizadas todos os anos na cidade do Porto.


  • vista da cidade do Porto a partir da ponte Dom Luís I
  • Equipa vencedora com o cheque prémio na mão
  • produto eco-inovador e vencedor do segundo lugar 'MealBalls'
  • Equipas vencedoras dos três primeiros lugares do Prémio Ecotrophelia Portugal 2022
  • produto vencedor eco-inovador 'Handy Rice'
  • Vencedoras do segundo lugar na competição Ecotrophelia Europe 2022
  • produto eco-inovador vencedor da edição 2020 'OrangeBee'
  • as três participantes da equipa que ocupou o segundo lugar com o cheque prémio na mão

Ambicionando promover a inovação, a competitividade e o empreendedorismo no setor agro-alimentar português, o Prémio Ecotrophelia Portugal desafia estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor, a desenvolver um produto alimentar eco-inovador e a refletir sobre os produtos alimentares do futuro. Tendo evoluído ao longo das várias edições, a promoção do evento é agora realizada exclusivamente pela PortugalFoods.

“O primeiro objetivo é envolver cada vez mais um maior número de instituições de ensino superior[…]. É ter o maior número possível de entidades de todo o país, de várias geografias. […] E naturalmente ter também o maior número possível de alunos inscritos e que possam, portanto, perceber e conhecer o prémio.”

Deolinda Silva, PortugalFoods

A vinda do Prémio Ecotrophelia para Portugal contribuiu para um maior envolvimento dos jovens licenciados e mestrados com o mundo do empreendedorismo português, com empresas a acompanhar e a apoiar o prémio desde a primeira edição. “Essas empresas estão atentas aos produtos, claro que sim, mas também estão muito atentos aos futuros profissionais do setor alimentar e de outros setores.”, afirma Deolinda Silva, da PortugalFoods.

Iniciativas como o Prémio Ecotrophelia Portugal impulsionam a permanência dos jovens portugueses no nosso país, bem como aumentam a visibilidade e o rigor do setor agroalimentar português.

Se achou este artigo interessante, e gostaria de saber mais sobre as inovações do empreendedorismo em Portugal, nas redes sociais, considere ler o artigo ‘”Feito em Portugal”: Lojas Portuguesas e as Suas Últimas Tendências’.


Conteúdo produzido por Ana Raquel Baptista, no âmbito da disciplina Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.