Fundado em França, no ano 2000, o Prémio Ecotrophelia chegou a Portugal pelas mãos da FIPA e da Portugal Foods, em 2017, e conta já com seis edições realizadas todos os anos na cidade do Porto.
Ambicionando promover a inovação, a competitividade e o empreendedorismo no setor agro-alimentar português, o Prémio Ecotrophelia Portugal desafia estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor, a desenvolver um produto alimentar eco-inovador e a refletir sobre os produtos alimentares do futuro. Tendo evoluído ao longo das várias edições, a promoção do evento é agora realizada exclusivamente pela PortugalFoods.
“O primeiro objetivo é envolver cada vez mais um maior número de instituições de ensino superior[…]. É ter o maior número possível de entidades de todo o país, de várias geografias. […] E naturalmente ter também o maior número possível de alunos inscritos e que possam, portanto, perceber e conhecer o prémio.”
Deolinda Silva, PortugalFoods
A vinda do Prémio Ecotrophelia para Portugal contribuiu para um maior envolvimento dos jovens licenciados e mestrados com o mundo do empreendedorismo português, com empresas a acompanhar e a apoiar o prémio desde a primeira edição. “Essas empresas estão atentas aos produtos, claro que sim, mas também estão muito atentos aos futuros profissionais do setor alimentar e de outros setores.”, afirma Deolinda Silva, da PortugalFoods.
Iniciativas como o Prémio Ecotrophelia Portugal impulsionam a permanência dos jovens portugueses no nosso país, bem como aumentam a visibilidade e o rigor do setor agroalimentar português.
Se achou este artigo interessante, e gostaria de saber mais sobre as inovações do empreendedorismo em Portugal, nas redes sociais, considere ler o artigo ‘”Feito em Portugal”: Lojas Portuguesas e as Suas Últimas Tendências’.
Conteúdo produzido por Ana Raquel Baptista, no âmbito da disciplina Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.