Férias de sonho para os miúdos

on

Projecto “Acampamento” no Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide vai, pela primeira vez, realizar uma edição de Natal para todos aqueles que queiram participar. Irá decorrer na Serra da Freita em Arouca, no parque de Campismo do Merujal e  terá a duração de 8 dias. Pretende-se que seja uma versão do Acampamento de Verão só que com umas meias e uns agasalhos a mais. Caso tenha um piolho aí em casa com idade entre os 9 e 11 anos, e se ele tiver o espírito aventureiro apurado, esta é a oportunidade que procura!


Actividades realizadas no exterior no Acampamento
As actividades promovem boa disposição e espírito de entrosamento. (Créditos: Escola Básica Nr 2 Gaspar Correia)

O que vão fazer?

No site do acampamento podem ter acesso a todas as actividades que vão ser realizadas nesta iniciativa, tanto a fotos, como a relatos dos diversos grupos que já as fizeram em anos passados. Este projecto tenta juntar um lado Radical com um lado Intelectual no sentido em que proporciona tanto actividades que desafiam a coragem dos participantes (Escalada por exemplo), como actividades em que torna o que eles vêm como “aborrecido” em dinâmicas lúdicas (Matemática por exemplo). Para além de todas estas actividades, vai também existir, pela primeira vez, canoagem no acampamento com a ajuda da escola náutica do Parque das Nações.

Lições de Lida Doméstica

Para além de diversas actividades, no Acampamento as crianças têm sempre tarefas de entreajuda e subsistência para desempenhar. Todos os dias, a cada grupo é designada uma tarefa como servir o almoço ou qualquer outra refeição ou fazer a colecta de lixo que existe espalhado por todo o acampamento. Desta forma, as crianças têm uma noção do que é o esforço dos adultos à sua volta e aprendem a respeitar o seu trabalho e até mesmo a cooperar sem refilar.

“Nunca mais me esqueço do primeiro acampamento a que fui… Os meus pais obrigaram-me a ir porque queriam que fosse aprender a ser responsável… Hoje em dia, eu é que os obrigo a pagarem-me esta semana de férias” – Diz João Guerra, um dos Campistas mais assíduos da edição de Verão.

Acampamento com Regime Tudo Incluído

Esta semana tem um custo de 90€ onde já estão incluídos o transporte, a estadia, a alimentação e todas as actividades já anunciadas. A viagem dura à volta de 6 horas porque são feitas 3 ou 4 paragens de forma a não saturar demasiado as crianças. “O mais chato é mesmo a viagem, porque de resto é só brincadeira…” – Confessa Hugo Nine, um dos campistas da última edição de Verão.

Segurança é prioridade

Os meninos participantes irão ser divididos por 6 grupos, sendo que cada grupo irá contar com cerca de 20 crianças, 2 professores (1 principal e outro somente de apoio) e 3 monitores (1 sénior e 2 juniores). Para além destas entidades que garantem o bem-estar das crianças, existem outros órgãos como o grupo coordenador ou as assistentes operativas (responsáveis pelas deliciosas refeições) que ajudam ao bom desenrolar do acampamento. Para que as actividades decorram com a máxima segurança e diversão existem ainda os professores de actividade e os Monitores Veteranos. Este acampamento é realizado há 35 anos e nunca aconteceram falhas de segurança, fora uns joelhos esfolados e umas dores de barriga que por norma significam saudades de casa.

Longe da Tecnologia

Para além de dormirem em tendas e de comerem na rua, não têm qualquer tipo de contacto com as novas tecnologias. Primeiramente o local escolhido é um local onde a Rede móvel é muito escassa, existe um telefone no parque de Campismo para emergências e uma Rede Wi-fi que é apenas disponibilizada aos professores e monitores para a usarem em caso de necessidade. Contudo, os meninos estão sempre em segurança e existem sempre à volta de 3 ou 4 carros à disposição para qualquer tipo de deslocação de emergência que tenha de ser feita. O lado positivo de não haver qualquer tipo de contacto com o mundo online foca no detox desta vida digital que a maioria dos jovens hoje em dia leva.

Onde anda o meu filho?

Um dos valores deste Acampamento é precisamente não existir contacto com as novas tecnologias, por isso, é proibido o uso de telemóveis ou outros aparelhos do género. Para além disso, esta iniciativa pretende também preparar os meninos para uma nova etapa das suas vidas em que é necessário existir uma certa independência dos pais. Como o Grupo coordenador entende a ânsia de uma mãe ou de um pai que nunca esteve tanto tempo sem contacto com o filho, é criado, para cada edição de um acampamento, um grupo privado no Facebook onde apenas os familiares das crianças têm acesso e onde são publicadas fotografias e informações sobre cada grupo. Desta forma a família dos campistas pode ver o que é que os meninos andam a aprontar.

A complementar o site da iniciativa, informamos que as inscrições terminam dia 30 de Novembro de 2018 e o acampamento vai ter lugar de 15 a 22 de Dezembro do mesmo ano. O ponto de encontro será na Escola Básica Gaspar Correia na Portela de Sacavém. Envie o seu filho para este Mundo encantado de onde ele virá muito mais responsável, feliz e ansioso pela próxima edição!

Acampamento e campistas em momentos de actividade, dinâmicas e de grupo
Espaço do Acampamento e actividades realizadas (Créditos: Escola Básica Nr 2 Gaspar Correia)

Fotografia de capa: CC 0


Conteúdo produzido por Catarina Martinho, Diogo Dá Mesquita, Duarte Laranjo, Filipe Teixeira e Luís Reis no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da Licenciatura de Comunicação Social e Cultural.