São cada vez mais os que se consideram adeptos de atividade física ao ar livre, e são muitos os lisboetas que procuram espaços que convidem à prática.
A prática de exercício físico ao ar livre traz consigo os mais diversos benefícios. Numa entrevista à Santo Tirso TV, Sílvia Moinhos, personal trainner de profissão, explica que treinar fora de portas pode ser uma boa maneira de aliar a prática de exercício físico e os objetivos de treino de cada um, com a natureza e o lazer. Acrescenta ainda que nota uma maior motivação nos treinos que dá no exterior. O treino ao ar livre pode ser mais motivante para quem apresenta dificuldades em manter a rotina de treino – “(…) a motivação de treinar ao ar livre, que é realmente motivante, então se for em grupo ainda mais; concentram-se mais, fazem mais exercício porque estão concentrados no que estão a fazer ”.
Para que se mantenha ativo e motivado, apresentamos-lhe uma lista dos 8 Melhores Espaços, em Lisboa, para quem gosta ou quer começar a praticar desporto ao ar livre, nas melhores condições, sozinho ou acompanhado.
1. Parque Florestal de Monsanto
Se procura um lugar tranquilo, de paisagens belas e afastado do barulho de Lisboa, para exercitar o corpo e a alma, o Parque Florestal de Monsanto é uma excelente opção. Conhecido como o pulmão da cidade de Lisboa, o parque Florestal de Monsanto oferece uma grande diversidade de espaços, incluindo zonas de floresta mais fechadas, perfeitas para estar em contacto direto com a natureza, trilhos a perder de vista e zonas de clareira. Para além de ser ótimo para uma caminhada ao fim da tarde, o parque possibilita a prática das mais variadas atividades ao ar livre, entre elas escalada, passeios equestres, corridas e passeios de BTT. Devido à sua posição geográfica, é possível observar em algumas zonas do parque as mais bonitas paisagens sobre a cidade de Lisboa e sobre o rio Tejo, convidando a passar uma manhã de atividade física ao ar livre, sozinho ou com a família e amigos.
O parque dispõe de diversos estabelecimentos sanitários, bebedouros, e lugares de estacionamento, facilitando a estadia por mais tempo neste espaço para que possa aproveitar para caminhar pelos vários trilhos e estar em contacto com a natureza. Quer prefira caminhar ou correr para exercitar o corpo, quer esteja à procura de um espaço de relva amplo para as suas aulas de ioga ao ar livre, o Parque Florestal de Monsanto é uma opção a ter em conta.
2. Parque da Quinta das Conchas
Localizado na freguesia do Lumiar, o Parque da Quinta das Conchas, que sofreu uma requalificação em 2006, é o escape perfeito para quem vive na cidade e gosta praticar exercício físico ao ar livre, rodeado de natureza. Com quase vinte e quatro hectares de área, o parque oferece uma grande diversidade de espaços que convidam à prática de exercício físico, incluindo um recinto polidesportivo, um grande relvado, e caminhos especialmente preparados para cora-mato ou bicicletas. O público poderá ainda usufruir dos equipamentos espalhados pelo parque, se quiserem complementar os seus treinos. O pequeno riacho que corre por todo o parque, a paisagem natural constituída pela vegetação verde e pelas árvores de eucalipto, oliveira e zambujeiro, permitem uma experiência associada à prática de exercício físico mais agradável. O parque apresenta ainda zonas de restauração, cafés e parques para crianças, o que pode ser um ótimo incentivo para sair de casa e levar toda a família para uma tarde de atividade física divertida e diferente.
Apesar de ser um parque público, o Parque Quinta das conchas apresenta um horário de abertura e um horário de encerramento, que pode consultar no Site da Câmara de Lisboa.
3. Parque das Nações
Um dos lugares prediletos dos lisboetas para fazer exercício físico ao ar livre, o Parque das Nações dispõe de um passadiço de alcatrão que se estende por quilómetros junto ao rio Tejo, perfeito para uma corrida ao fim da tarde. Este passadiço não se fica apenas pelo Parque das Nações, estendendo-se por 18 km ao longo do rio, terminando em Belém. Se quiser testar a sua resistência física pode sempre percorrer o passadiço até ao fim, e aproveitar para comer um pastel de Belém no final do percurso, como recompensa! A zona que se encontra mais próxima da ponte Vasco da Gama oferece diversos equipamentos de ginásio ao ar livre, para poder complementar os seus treinos e não se ficar só pela corrida. Junto desta zona existe ainda um parque de skate e alguns parques infantis, convidando a trazer toda a família para uma tarde de exercício físico ao ar livre. As ciclovias não são raras neste local, pelo que se procura fazer um passeio de bicicleta, sozinho ou acompanhado, o Parque das Nações é um lugar a ter em conta.
Graças à variedade de serviços de restauração e pastelarias, instalações sanitárias e outras comodidades associadas ao lazer, o Parque das Nações atraí muitos visitantes que depois de uma bela caminhada procuram um sítio agradável para descansar e desfrutar de uma bebida refrescante em frente ao rio.
4. Estádio Universitário
O Estádio Universitário, situado na Cidade Universitária, é um dos melhores lugares em Lisboa para praticar exercício físico. Os quarenta hectares que formam este espaço dispõem de campos de ténis e de golfe, pavilhões desportivos de multiusos, campos de treino, piscinas e pistas de corrida, e de 2,7 km de caminhos feitos para andar ou correr. Este lugar convida, por isso, à prática de desportos como a natação, o atletismo, o râguebi, o futsal, o futebol, o zumba, os pilates e o combate, sem deixar de fora aqueles que preferem apenas dar uma caminhada. O espaço apresenta uma variedade de comodidades que vão ao encontro das necessidades dos seus visitantes, dispondo de balneários e diversos bebedouros, bem como várias zonas de sombra e locais para descanso.
O espaço não se destina apenas a estudantes universitários, pelo que todos aqueles que queiram fazer uso das suas instalações podem e devem consultar a página da Universidade de Lisboa para saber quais os preços, as mensalidades e as modalidades a que podem aderir.
5. Parque Vale do Silêncio
Localizado na freguesia dos Olivais, em Lisboa, o Parque Vale do Silêncio é um espaço muito conhecido e procurado pelos amantes da prática de exercício físico ao ar livre. Com os seus 8 hectares de terreno, o parque disponibiliza diversos caminhos asfálticos que circundam a grande área de relvado, bebedouros espalhados por todo o parque, áreas com circuitos de manutenção, e vias cicláveis, caso prefira andar de bicicleta para exercitar o corpo. O parque disponibiliza ainda um parque infantil e zonas de descanso à sombra, perfeitas para uma manhã de exercício físico com a família ou amigos.
A população local é assídua neste espaço, são várias as famílias e indivíduos que escolhem este local para praticarem exercício físico. Por ser um parque público, o Parque Vale do Silêncio não tem um horário de fecho e de abertura definidos, pelo que pode utilizar este espaço 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custos adicionais.
6. Jardim Guerra Junqueiro (Jardim da Estrela)
O Jardim Guerra Junqueiro, mais comummente chamado pelos Lisboetas de Jardim da Estrela, é um espaço em Lisboa que não poderia faltar na nossa lista. Localizado no meio da cidade de Lisboa, o Jardim da Estrela é conhecido por ser um espaço onde a natureza reina, tendo diversas áreas de relvado, árvores plantadas por todo o jardim, e pequenos lagos. O Jardim torna-se por isso um escape ao barulho e poluição típicos das zonas urbanas, sendo por isso extremamente convidativo à prática de exercício físico ao ar livre. Não será de estranhar – e se algum dia visitou este espaço saberá do que estamos a falar – ver grupos de pessoas que se juntam para praticar em grupo os mais diversos desportos ao ar livre, isto porque o espaço em si e as comodidades que apresenta incentivam a isso. O parque dispõe de percursos flexíveis para corrida ou caminhada, de diversos bebedouros e áreas de café/restauração, tudo comodidades que ajudam a melhorar a experiência dos que visitam, e convida a voltar.
O Jardim da Estrela é público, pelo que pode ser frequentado sem quaisquer custos adicionais. No entanto, é um recinto fechado e, por isso, tem um horário de funcionamento em vigor – todos os dias, das 7h às 24h.
7. Parque da Bela Vista
Mais conhecido por ser o local onde a cada dois anos se realiza o ROCK in RIO Lisboa, o Parque da Bela Vista consagra-se como a segunda maior área verde de Lisboa, depois do Parque Florestal de Monsanto. O parque apresenta uma área bastante vasta, na qual podemos distinguir dois principais blocos: uma zona central (na qual se realiza o festival), e a zona sul do parque. Neste espaço encontramos vastas zonas arborizadas e de relvado, umas mais planas, outras com subidas e descidas de diferentes intensidades, proporcionando um espaço seguro e diversificado àqueles que visitam o parque, seja para a prática de exercício físico, seja para o convívio com amigos ou família.
Por ser um parque público, o Parque da Bela Vista é de livre acesso e não apresenta um horário de abertura e de fecho. Pode por isso aproveitar para exercitar o corpo a qualquer hora do dia, sem custos adicionais!
8. Parque José Gomes Ferreira
O Parque José Gomes Ferreira, também conhecido como a Mata de Alvalade, é o lugar indicado para praticar exercício físico ao ar livre, sem sair da cidade. Com os seus 3 km de caminho pavimentado, a Mata de Alvalade dispõe de diversos circuitos de manutenção, zonas de lazer e de descanso à sombra. O Parque apresenta zonas de floresta, intervaladas com caminhos de terra batida e gravilha, criando uma atmosfera calma e relaxante – a escapadinha perfeita para quem precisa de fugir um bocadinho ao stresse da cidade e desfrutar do silêncio da natureza. Este local é indicado para os amantes do ‘outdoors’ e do desporto ao ar livre, sendo um espaço muito procurado pelos habitantes da cidade de Lisboa.
A Mata de Alvalade é um parque público, pelo que não precisa de se preocupar com horários de abertura ou de encerramento. Desfrute das comodidades que o espaço oferece, sem qualquer custo associado, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia!
Convidamos os nossos leitores a saírem de casa e a exercitarem o corpo, aproveitando os espaços incríveis que a cidade de Lisboa tem para oferecer. Bons treinos!
Se achou este artigo interessante, considere ler o artigo ‘Exercício em direto: ser saudável dentro de casa em 8 passos’, uma outra forma de praticar exercício físico, sem ter de gastar muito.
Conteúdo produzido por Ana Raquel Baptista, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital, da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.