Peryod: Mulheres que fazem história

Peryod é uma marca portuguesa criada por quatro amigas do Porto, que está a revolucionar o digital pelo seu cunho feminista. Esta preocupa-se em defender os direitos das mulheres, apoiando as mais variadas causas feministas. Descubra mais sobre esta marca e de como esta tem conseguido defender e apoiar o seu propósito.


  • Cinco modelos diferenciadas a representar a marca peryod.
  • T-shirt vermelha “Equality - Sorority - Empowerment - Freedom of Choice - Self Love”
  • Mãe e filho com t-shirts da marca Peryod na praia
  • Mousepad feminista cor-de-rosa “Equality. Sorority. Empowerment. Freedom of choice. Self Love.”
  • Duas canecas, uma roxa do lado esquerdo que refere “If You Sexist Me, I Will Feminist You” e outra rosa e vermelha do lado direito que refere “Badass. Feminist”
  • Diversas mulheres com cartazes numa manifestação sobre os direitos das mesmas
  • Duas mulheres de diferentes etnias contra a violência doméstica
  • Várias mulheres em manifestação, onde se destacam duas mulheres em primeiro plano com cartaz “Did you know that letting your hair blow in the wind is a crime in Iran?”
  • Citação de Gloria Steinem, “A feminist is anyone who recognizes the equality and full humanity of women and men.”

Mónica, Rita, Mafalda e Graça são as mulheres empreendedoras por detrás da criação desta marca feminista – peryod. A peryod é mais do que uma marca de roupa, não só por disponibilizar outras peças de uso diário como (tote bags, canecas, etc.), como também pelo propósito que a mesma incorpora. Defender os direitos das mulheres trata-se de algo essencial que a peryod não abdica. 

A marca feminista marca assim presença nas mais variadas redes sociais são estas o facebookinstagramlinkedintiktok, pinterestyoutube e por último, o spotify, onde ainda disponibiliza de um podcast, para que a sua voz possa chegar até ao seu público das mais diferentes formas. Ainda no seu website, a peryod para além de apresentar as suas coleções “Statement Collection” e “Twinnig Collection”, a mesma ainda vai mais longe com notícias de conotação feminista sobre os direitos das mulheres incluídas na sua secção de Journal. Esta secção fala sobre as mais diversas mulheres que fizeram história ao longo do tempo, surgindo assim o conceito de HERstoryque a marca implementou e desenvolveu com uma cronologia de testemunhos de mulheres que fizeram a sua própria história, tornando-se num marco na memória do feminismo e do empoderamento da mulher.

peryod não se limita à exposição do tema e ainda colabora com instituições como Lar Jorbalán, Ella’s, vida norte e Diaconía, através de doações feitas no seguimento das compras efetuadas pelo seu público para que possam ajudar todas as mulheres que estiverem ao seu alcance.

Se tem interesse em temas sobre a liberdade das mulheres consulte ainda a galeria “PorQueRaio: Somos o que queremos ser” ou se despertar maior curiosidade sobre temas de empreendedorismo veja o artigo “Empreendedorismo Universitário”.

Foto de capa ©Peryod


Conteúdo produzido por Diana António, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da licenciatura de Comunicação Social e Cultural.