Piquê – Almofadas de praia

Almofadas de praia com assinatura portuguesa

A Piquê é uma marca nacional de almofadas de praia artesanais, que nasceu há dois anos para ajudar uma das fundadoras a atravessar o Oceano Atlântico. Sem grandes noções de corte e costura, as jovens portuguesas aventuraram-se neste projeto que teve e que continua a ter sucesso.

Jovens fundadoras da Piquê
Madalena Duarte Ferreira e Bárbara Félix © Madalena Limão

No Verão de 2015, Madalena, estudante de Psicologia, foi aceite no programa de intercâmbio Erasmus+, na Polónia, em Opole. Nesta mesma altura, o seu namorado foi também aceite em intercâmbio, ficando assim com viagem marcada para Buenos Aires, na Argentina. Aqui começa a história da Piquê.

“Nesta fase da minha vida tudo aumentava: distância, saudades, ansiedade, vontade de ir até Buenos Aires… Infelizmente, a única coisa que não tinha forma de aumentar era o saldo da minha conta bancária! A minha vontade de ir a Buenos Aires visitar o meu namorado levou-me a criar este pequeno negócio. Pus na cabeça que ia começar a fazer almofadas de praia, percebi quais os materiais que tinha que usar, aventurei-me na máquina de costura e tinha tudo pronto… Pelo menos, achava eu! Infelizmente, esqueci-me de um bem essencial: tempo!!”, explica Madalena

A gestão do final do semestre, cheio de exames, entregas de trabalhos juntamente com a preparação da nova vida na Polónia consumia a maior parte do tempo, deixando pouco espaço para uma simples e pequena almofada de praia.

“Como minha melhor amiga não podia deixar de ajudar e, como tal, voluntariei-me para ajudá-la a fazer as tais almofadas. A minha ideia era realmente apenas ajudá-la e não fazer disto um negócio ou algo realmente sério. Dinheiro dá sempre jeito, mas a ideia era que fosse ela a consegui-lo para ir visitar o João.”, revela Bárbara

Inesperadamente, foram contactadas nesse mesmo Verão por um site de venda de artigos, que as motivou e lhes ofereceu novas capacidades de investimento. A família, amigos, seguidores da página do Facebook contribuíram para o sucesso das almofadas, hoje, para muitos, indispensáveis num dia de praia. Ao longo destes dois anos, foram surgindo novas propostas, nomeadamente, a mais recente participação numa campanha da Tommy Hilfiger.

A Piquê não é ainda um negócio, mas é um projecto que revela, mais uma vez, o carácter empreendedor dos jovens portugueses, que demonstram criatividade, empenho, autonomia, vontade de explorar e participar no mercado de trabalho.

Quer a sua almofada de praia?
  • Clique aqui e descubra todos os padrões e formatos disponíveis.

 


Conteúdo produzido por Bárbara Félix, Filipa Graça, Madalena Limão e Maria João Rodrigues, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital, da licenciatura em Comunicação Cultural e Social.