Prática x Ética na Foto Manipulação

Foto Manipulação tem sido uma ferramenta de sucesso na atualidade, presente em várias áreas sobretudo o meio publicitário, onde o manipulador faz com que a imagem sirva ao objeto em questão e é nos dias que correm um tema em destaque. Explorámos de que forma este tópico é utilizado e as questões éticas que estão inseridas dentro desta ferramenta de trabalho digital usada em programas como o Adobe Photoshop e Lightroom.


Edição de fotografia
Trabalho de edição de uma fotografia (Créditos: Pedro Villas Boas)

Trata-se de uma forma de arte contemporânea e digital. Vai do real ao surreal entre universos paralelos e mundos de fantasia. É ainda hoje usada em vários meios onde o produto final torna-se apelativo e atrativo para o público que está a visualizar. O uso da mesma está bem vincado no mundo publicitário, onde o objetivo é atrair o interesse do público para uma determinada situação.

Ética na manipulação de imagens

Nem sempre esta manipulação é positiva, e são vários os casos do uso de forma negativa, onde o editor manipula a imagem de forma a que o conteúdo da mesma distorça a realidade, ou seja, que não corresponda ao verdadeiro significado da foto. O mais recente exemplo do vídeo manipulado pela acessoria de imprensa de Donald Trump mostra isso mesmo, a manipulação de imagens em prol do Presidente Norte-Americano, de forma a que o jornalista expulso da CNN fique mal visto. A palavra ‘manipulação’ nem sempre deve ser vista como algo negativo, no sentido em que a modificação numa foto pode significar alterações que melhorem a sua qualidade e tornem-na numa imagem profissional e adequada para “outros palcos”. A manipulação pode envolver a utilização de filtros, modificação de cores, alteração de elementos, etc… e são os chamados designers gráficos que se dedicam a este trabalho de modificação e manipulação.

Prática da manipulação de fotos: ofício em expansão

O design gráfico é cada vez mais um trabalho procurado e que dá a possibilidade de haver criadores que puxem pela originalidade. Muitos exprimem o seu trabalho e dão a possibilidade de outros aprenderem com eles através de workshops, como o que tivemos acesso através do Designer Bruno Miguel, em Peniche.


Pesquisa por fotos
Aluno utiliza fotos para edição (Créditos: Pedro Villas Boas)

O orador Bruno Miguel, designer gráfico e entendedor quanto ao tema da foto manipulação, falou sobre as características da edição e manipulação de fotos e ensinou aos alunos presentes as etapas de ajuste de cores, luminosidade ou brilho, reenquadramento da fotografia e aplicação de cenários diferentes que por norma não são os que estavam presentes na foto originalUma aluna falou acerca da foto manipulação como estratégia de marketing/publicidade no contexto atual:

“A pessoa que está pronta a manipular a imagem deve manipular o objeto de modo a que possa ser usado com aquilo que pretende fazer. Há que manipular o objeto de modo a que seja atrativo para o público-alvo”- Inês Vasquéz, aluna do Instituto Politécnico de Leiria

Outra aluna expressou a sua opinião sobre de que forma vê a representação do orador nas fotos que manipula, bem como se essa representação pode significar uma sensação de fuga/ausência da realidade:

“O orador está a criar uma imagem que nós nunca experenciámos e talvez nunca vamos experenciar, e é uma forma de criarmos uma imagem de uma situação diferente, uma situação em que não estivemos. Nesse sentido, é fuga da realidade mas por outro lado estamos a juntar elementos que existem, portanto estamos a manipular realidade e não estamos propriamente a fugir dela”.- Patrícia Costa, também aluna da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar


Workshop de Foto Manipulação
Workshop no IPL sobre Foto Manipulação (Créditos: Bernardo Pereira)

A manipulação é cada vez mais um suplemento de ajuda no crescimento de empresas e pessoas e são muitos o que entram no mundo da edição e manipulação em programas como Adobe Photoshop ou Lightroom, dado que a exigência do público é cada vez maior e a procura pela melhor qualidade artística aumenta. Esta procura, como demonstrada no artigo, é bastante procurada sobretudo pelos jovens que vêem na Foto Manipulação uma oportunidade para aperfeiçoar cada vez mais o trabalho artístico e digital de cada um.


Conteúdo produzido por Bernardo Pereira, Sara Martins, Pedro Villas Boas e Madalena D´orey, no âmbito da disciplina da UC da Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.