ISTO. é a designação de uma marca portuguesa de roupa masculina, que se preocupa com o bem-estar do planeta. A coleção da marca é permanente e intemporal, como afirma Eduardo Simões, do departamento de comunicação.
“ISTO. é um acrônico que representa os valores da marca: Independent, Superb (Quality), Transparent and Organic.” CC ISTO. 2023
“Não procuramos ser sustentáveis porque a sustentabilidade está na moda. Procuramos reduzir o nosso impacto ao máximo porque é o que está correto e sempre assim o foi.” CC ISTO. 2023.
“Produzimos tudo em Portugal e, ao fazê-lo, reduzimos as emissões associadas a transportes de material. Certamente que a resposabilidade que pomos na nossa produção é importante para os nossos clientes.” CC ISTO. 2023.
“Usamos tingimentos com uma pegada ambiental menor assim como mineral dying ou até, em certas peças, não tingimos de todo (Undyed Collection).” CC ISTO. 2023.
“Na ISTO. existe uma coleção permanente de peças intemporais que resistiram ao teste do tempo, tanto em termos de durabilidade física como estética.” CC ISTO. 2023.
“Utilizamos matérias primas naturais orgânicas e matérias primas recicladas com atenção a certificações. Produzimos em escala com a necessidade dos clientes e evitamos sobreprodução.” CC ISTO. 2023.
“Mostramos a pegada carbónica de cada produto no site de forma a consciencializar do impacto ambiental das nossas peças.” CC ISTO. 2023.
“Se quiserem roupa de boa qualidade com um estilo simples e produzido de forma sustentável em Portugal, venham à ISTO.” CC ISTO. 2023.
Esta marca de slow fashion destaca-se pela transparência, não só relativamente à produção, mas também à venda dos produtos, ao especificar no website todos os processos, desde o início até à venda. Existe também uma preocupação em explicar ao cliente todos os custos do processo e de mostrar a pegada carbónica de cada produto.
O compromisso da ISTO. com a sustentabilidade está bem patente na sensatez dos preços, na escolha dos materiais, todos adquiridos em Portugal, e na elevada qualidade e durabilidade do produto disponibilizado ao cliente.