Alimentação vegan é uma tendência adotada por já 0.6% da população portuguesa, de acordo com um estudo realizado em 2017 pelo Centro Vegetariano. Olhando para a evolução deste valor desde 2007 notamos um aumento substancial, este número duplicou-se. Isto ilustra, naturalmente, uma tendência notória para o sucesso dos produtos de base vegetal.
O que é o veganismo?
Primeiramente, é fundamental compreender o que significa ser vegan, sendo que, ao contrário do que muitos pensam, o veganismo não é apenas uma dieta ou protocolo alimentar. O veganismo é um estilo de vida que determina, sim, a alimentação, mas, também, muitas outras coisas – o veganismo está presente em tudo na nossa vida!
O principal significado do veganismo prende-se com a preocupação em poupar a vida animal, evitando comer animais, mas, mais do que isso, qualquer alimento que seja de origem animal: ovos e laticínios, por exemplo, são alimentos proibidos numa dieta vegan. Contudo, como já foi mencionado, a reflexão implícita ao veganismo não se refere, apenas, ao abate de animais para consumo. A preocupação do veganismo estende-se à extração da pele dos animais para a indústria do vestuário, ao uso de animais para a realização de testes na indústria farmacêutica e cosmética e a muitas outras questões culturais.
Sugestão de receitas vegan
E para quem pensa que ser vegan significa comer refeições menos saborosas, que se desengane. Vê abaixo algumas receitas vegan deliciosas e muito coloridas:
Veganismo e os seus benefícios para a saúde
Ainda que o veganismo seja considerado, cada vez mais, uma tendência, a transição para este estilo de vida deve ser entendida com seriedade e precaução. Se for bem equilibrado, o veganismo não confere nenhuma ameaça para a saúde. Aliás, há quem diga, inclusive, que o consumo exagerado de carne vermelha pode ser responsável por sequelas a longo prazo – a nutricionista Tatiana Zanin refere 4 razões para comer menos carne vermelha. Desta forma, adotar um estilo de vida menos focado no consumo de produtos de origem animal poderá ser benéfico – um dos contributos mais pronunciados do veganismo é, como refere a nutricionista Laura Ohana, a redução do risco de contrair Diabetes tipo 2 e para quem já tem a doença o veganismo poderá ser uma forma de melhorar o seu tratamento. A nutricionista sugere, ainda, 10 benefícios do veganismo.
O importante, aquando de optar por este estilo de vida, é refletir se o veganismo será adequado às necessidades e desejos de cada um, devendo esta transição ser, preferencialmente, acompanhada por um profissional da área da saúde.
Como pudemos ver, o veganismo é, efetivamente, um estilo de vida, por sinal, adotado por um número cada vez mais considerável de pessoas. Mas, afinal, o que leva as pessoas a despertarem para o veganismo? As razões para este fenómeno são inúmeras e entender o processo de amadurecimento e tomada de decisão daqueles que são, hoje, vegan pode ser uma forma consciente de se eleger este estilo de vida.
Veganismo à luz da ativista Ana Catharina – uma opção saudável e ecológica
Ana Catharina, ex-concorrente do Big Brother Portugal, é uma conhecida ativista brasileira que se tem manifestado publicamente sobre os temas do veganismo e feminismo. Assiste a um interessante debate sobre o tema do veganismo onde são apresentados argumentos utilizados pela vegan Ana Catharina enquanto esteve na casa do Big Brother.
Depois da participação polémica da concorrente, devido à sua corajosa abordagem sobre o sofrimento animal, fizemos-lhe uma entrevista para compreender a importância do veganismo na sua vida.
Informações foto de capa: “Photo Of Female Hand Holding A Bowl Of Green Vegetables”, by Daria Shevtsova, Pexels, is marked with CC0
Conteúdo produzido por: Diogo Fernandes, Inês Tadeu, Joana Santos, Matilde Calhau e Matilde Nunes no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.