Água KMZERO é uma marca espanhola que cria água filtrada, recorrendo à tecnologia mais recente da osmose inversa. Surge assim uma água equilibrada da melhor qualidade, que colabora com a sustentabilidade do planeta, por utilizar apenas garrafas de vidro. A marca já chegou a Portugal.
Água KMZERO é um novo conceito e uma nova solução que se destina, especialmente, ao canal HORECA (Hotelaria, Restauração e Cafetaria). São aplicadas várias tecnologias para o seu tratamento, que vão desde a filtração até ao processo por osmose inversa, ao produzir uma água desmineralizada e desionizada. “A água da rede é sujeita a um processo de filtração, através de dispensadores próprios, livre de qualquer odor e outras substâncias que afetam o seu sabor”, refere Paula Girão, consultora de comunicação da LifeHouse, uma das empresas responsáveis pela comercialização da marca.
Existem quatro soluções diferentes de equipamentos, adequadas a cada tipo de negócio. Estes permitem obter água fria, à temperatura ambiente ou com gás, o que faculta aos negócios de restauração mais espaço disponível em frigoríficos e armazéns. Paula explica-nos que “graças ao sistema utilizado, é possível gerar uma poupança significativa para os clientes. A Água KMZERO elimina os custos adicionais e os intermediários que encarecem o produto final.”
As garrafas KMZERO são personalizáveis– existem 10 opções – através da colocação do logótipo de cada estabelecimento, o que constitui mais uma forma de divulgação e de reconhecimento da marca dos negócios: bares ou restaurantes.
Em Portugal, esta solução é comercializada pelo Grupo Acquarobot e pela LifeHouse, que detêm uma vasta experiência em sistemas de tratamento de água. Dado o seu conhecimento do mercado português, estas empresas estão aptas à divulgação e comercialização do produto.
Relativamente à questão ambiental, “a água KMZERO é ecológica, utiliza recipientes de vidro reutilizáveis que respeitam o seu conteúdo e não geram resíduos”, afirma Paula Girão. De forma a sensibilizar os cidadãos para a problemática do plástico, foi criada uma página no Facebook subordinada ao tema: “Movimento Restaurantes sem plástico”. Aborda vários assuntos relacionados com esta temática, mas também soluções que constituem alternativas amigas do ambiente à utilização do plástico.
Foto de capa cedida por Lifehouse.
Conteúdo produzido por: Catarina Jesus, Catarina Penedo, Filipa Branco, Joana Alves e Joana Sancho, no âmbito da UC de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.