Turismo Rural: o glamour do low-budget

Turismo rural é a solução ideal para fugir à rotina e experienciar um fim-de-semana diferente. A dois ou com um grupo de amigos, passar uns dias fora de Lisboa em contacto com a natureza e respirar ar puro parece ser a escolha certa para descomprimir do stress da cidade. De Norte a Sul do país, vamos propor estadias e passeios em cenários idílicos e locais únicos, com várias opções a preços muito apelativos.


Norte

Iniciamos a nossa odisseia no Norte do país, próximo de Chaves, no Parque de Pedras Salgadas, conhecido pelo poder das águas e pela natureza deslumbrante. Outrora um destino de férias da realeza, encontramos o Pedras Salgadas Spa & Nature Park, um projeto inovador e moderno em harmonia com a natureza, da autoria do Arquiteto Luís Rebelo de Andrade. O site de viagens Booking atribui, com toda a justiça, a soberba pontuação de 9,1.

This slideshow requires JavaScript.

Centro

Na Serra da Gardunha encontra-se o Natura Glamping. O conceito de glamping alia o contacto com a natureza com glamour e conforto! Inserido no Turismo de Natureza, de acordo com as novas exigências de uma sociedade consciente que se preocupa com o ambiente e respeito pelos recursos naturais. Este tipo de turismo pretende a interação ecológica dos visitantes com a história e cultura da região enquanto desfrutam de uma estadia confortável e elegante. Já imaginaste quão original é ficar alojado num domo geodésico?!
O Booking atribui uma pontuação de 8,9 a este fabuloso glamping!

This slideshow requires JavaScript.

Agora seguimos até à zona oeste, na qual sugerimos uma estadia num moinho. A menos de uma hora de Lisboa, em São Bartolomeu, The Windhouse é um moinho de vento com três pisos totalmente remodelados, com uma decoração moderna e muito acolhedora.

É fruto de um projeto pessoal do casal Nuno e Cristiana Carvalho. Em criança, Nuno observava um moinho em ruínas e pensava um dia comprar e restaurar, desejo esse que concretizou em adulto: “recuperei o moinho ao meu gosto, mas os meus amigos pediam-mo muitas vezes emprestado, até que sugeriram o aluguer, pois tinha muita procura. Ao início a ideia fez-me confusão, mas depois pensei que o melhor era partilhar esta paixão por moinhos”.

O projeto é um verdadeiro sucesso. Com uma pontuação de 9,4 no Booking, os comentários positivos multiplicam-se bem como os elogios à simpatia do casal, que recebe todos os visitantes com hospitalidade e cortesia. Ao contrário de Dom Quixote, vamos querer ficar!

This slideshow requires JavaScript.

 Ainda na zona oeste, sugerimos a Noah Surf House, na praia de Santa Cruz. É um local que celebra a amizade, a praia e a natureza. Com vista para o mar, é uma unidade hoteleira recente com 8 quartos e 13 bungalows, ideal para grupos de amigos. Tem atividades para todos os gostos desde surf, ao yoga, skate e passeios à beira-mar. A pontuação de 9,5 no Booking, confirma que é um local excecional.

This slideshow requires JavaScript.

 

Alentejo

Rumamos a sul em direção ao Alentejo e chegamos ao hotel Monte Góis Country House & Spa na Serra do Mú. Seguindo a tradição hospitaleira alentejana, Monte Góis é procurado por quem aprecia a tranquilidade e o sossego da planície dourada e da vista de campos sem fim a tocar no horizonte. O casal Ricardo e Cátia Almeida, gerentes deste belo oásis, pretende proporcionar uma estadia agradável num ambiente zen. O Booking atribui-lhes 9,2 de pontuação, soberbo!

This slideshow requires JavaScript.

Percorrer Portugal de lés a lés, escolher entre campo ou praia, observar paisagens deslumbrantes, tomar conhecimento da história dos locais e costumes das nossas gentes é um projeto ambicioso, mas exequível para os aventureiros que desejam um fim de semana inesquecível.

Se ficaste interessado nas nossas propostas ou desejas conhecer outras opções, sugerimos duas ferramentas valiosas: o site do Booking, com os melhores preços e ofertas de última hora, e o site da Michelin, no qual se insere as coordenadas e este dispõe da melhor rota por autoestrada ou por estradas nacionais. Estas últimas são uma boa alternativa para quem procura uma experiência imersiva pelo nosso Portugal. O tempo do percurso, o preço das portagens e os gastos de combustível vão parecer secundários quando comparados com a descoberta da multiplicidade de culturas que o nosso país tem para oferecer. És corajoso/a o suficiente para te afastares da tua rotina cosmopolita?

Mas não te esqueças, após um relaxante retiro, na segunda-feira estamos de volta para mais uma semana de aulas!


Conteúdo produzido por Carolina Custódio, Maria Gomes, Núria Mateus e Sofia Rodrigues, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da licenciatura de Comunicação Social e Cultural.