Vidas deslocadas: da Ucrânia para Portugal

Nesta galeria, damos a conhecer uma missão humanitária que partiu de Portugal em direção à Roménia. Esta missão foi realizada por 23 homens e 2 mulheres, que em 8 dias resgataram 55 mulheres e crianças da Ucrânia. Serão mostradas várias imagens desta missão humanitária, desde o início da viagem Portugal-Roménia, até à entrada dos refugiados nas carrinhas, passando também pela distribuição de comida e roupas transportadas pelos voluntários.


  • Pessoas em pé e de joelhos a posar para uma fotografia.
  • Pessoas a assistir a uma missa numa igreja
  • Caixas e sacos armazenados num parque de estacionamento.
  • Pessoas a entrar em carrinhas com malas
  • Mulheres e crianças sentados numa carrinha
  • Carros em trânsito lento perto de uma fronteira durante a noite
  • Dezenas de camas espalhadas por um pavilhão.
  • Santuário
  • Mulher a abraçar idosa que se mostra muito emocionada
  • Crianças em frente à bandeira de Portugal.

Ajudar os refugiados ucranianos

A missão Tys realizou uma viagem solidária de Portugal para a Roménia, onde resgatou 55 pessoas com vida, de forma a as ajudar. Como objetivos, esta missão quer apoiar os refugiados da guerra Rússia-Ucrânia e transportar medicamentos e alimentos. Os voluntários partiram de Portugal no dia 14 de Março de 2022 em 10 carrinhas cheias de mantimentos e percorreram cerca de 8000km em 8 dias, para poderem oferecer uma nova vida a pessoas necessitadas. O nome desta missão (Tys) significa 1000 na língua ucraniana, que é extamente o número de refugiados que esta missão quer ajudar. Para obterem ajuda ao longo desta missão, os voluntários da missão Tys utilizaram o acesso às redes sociais para colocar publicações sobre o que era necessário (como medicamentos e alimentos prioritários) e também, para irem publicando alguns desenvolvimentos da viagem até à ucrânia. Como é de conhecimento público, existiram e continuam a existir inúmeras missões nacionais e internacionais como a missão Tys, que angariaram vários voluntários e vários donativos de forma a ajudar os refugiados ucranianos.

Se gosta deste tema de ajuda a pessoas refugiadas, veja este artigo sobre o REinforce, que é um projeto que tem como principal objectivo fortalecer os Refugiados que vivem nos SQUATS em Atenas, Grécia. Caso tenha interesse em saber mais sobre os refugiados em Portugal, visite o CPR (Conselhor Português para os Refugiados).


Conteúdo produzido por Camila Mignon, Frederico Cannas, Margarida Oleiro, Maria Andrade, Maria do Carmo Macedo e Cunha e Francisca Campos, no âmbito da disciplina de Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.