Moda Sustentável: Mulheres portuguesas à frente das tendências

on

Três marcas portuguesas criadas por mulheres estão a deixar os fãs de moda maravilhados. Se estiver a necessitar de uma mudança no seu guarda-roupa, estas marcas podem ser a sua motivação. Criadas por mulheres portuguesas empreendedoras, estas marcas prometem ser sustentáveis ao mesmo tempo que se alinham com as tendências atuais.


  • modelo e fundadora da marca em pé ao lado de cavalos
  • etiqueta da marca em pontes de plantação com terra
  • modelo da marca calor couture a posar com a roupa da marca e com um monumento em segundo plano
  • empregada da marca a utilizar uma máquina de costura
  • caixa de presente cor de rosa da Clair Couture com o nome da marca e um laço branco
  • símbolo da marca e modelo com uma camisa oreta e calças cinzentas encostada a uma parede cinzenta
  • fundadora da marca encostada numa parede de tecido
  • emblema da marca bordado num tecido amarelo

A indústria da moda enfrenta desafios significativos no que diz respeito à sustentabilidade, e Portugal emerge como um centro criativo que abraça a moda sustentável. Esta galeria foca-se apenas em três marcas portuguesas criadas por mulheres empreendedorasOver Rule, Clair Couture e LimonRose – que se destacam no cenário da moda sustentável em Portugal. Cada uma das marcas procura ser sustentável ao mesmo tempo que dá o seu toque especial e o seu próprio ponto de vista na criação de peças únicas e amigas do ambiente.

Over Rule

A Over Rule é uma marca inovadora que incorpora a moda sustentável na sua visão com uma abordagem única. O foco da fundadora é criar peças modernas, intemporais que se focam na sua simplicidade e qualidade. A Over Rule não apenas reduz o desperdício, como também adiciona uma dimensão única às suas criações através das suas etiquetas plantáveis. A marca também se esforça para educar os consumidores sobre a importância da moda circular e incentiva a compra consciente.

Clair Couture

A Clair Couture destaca-se no setor de luxo sustentável em Portugal. A marca conseguiu unir o artesanato tradicional com a inovação ecológica, utilizando tecidos sustentáveis de alta qualidade. Ao enfatizar a qualidade e a elegância do design, a Clair Couture desafia a mentalidade da moda descartável. A marca também trabalha em colaboração com comunidades locais, promovendo o desenvolvimento sustentável e apoiando práticas éticas tanto em prol da igualdade de género como apoiam associações localizadas no Porto como o Lar de Santa Cruz e a Norte em Ação.

LimonRose

A LimonRose, fundada por uma jovem apaixonada pela natureza, destaca-se pelo compromisso com materiais e práticas sustentáveis. A marca utiliza tecidos orgânicos e reciclados, minimizando assim o impacto ambiental. As coleções da marca LimonRose incorporam designs contemporâneos, combinando elegância e consciência ambiental.

Caso tenha considerado esta galeria interessante, considere ler os seguintes artigos sobre marcas de moda sustentáveis – Zadig et Voltaire e Sustentabilidade   e sobre a uma marca portuguesa sustentável – Moda de Luxo Sustentável . Se tiver um interesse por produção sustentável poderá também ler o artigo – Smartex: uma nova era de produção de alta qualidade sem desperdício.

Créditos da fotografia de capa: ©Joana Quito


Conteúdo produzido por Joana Quito no âmbito da disciplina Comunicação Digital da licenciatura em Comunicação Social e Cultural.